Incentivo à autonomia e à construção dos conhecimentos escolares

A conquista e o domínio do código escrito: o primeiro passo para a entrada em um universo totalmente novo para a criança, que dá acesso ao patrimônio cultural da humanidade. O que antes — na Educação Infantil — era experiência, agora é prática, compartilhamento, conhecimento.

O trabalho do 1º ao 5º ano busca inserir o aluno em situações reais nas quais produza e leia diferentes gêneros textuais — literários, informativos, comunicativos. Da mesma forma, na área da Matemática, atividades em que seja preciso contar, numerar, medir e fazer operações, sempre dentro do cotidiano, são recursos apresentados a partir de situações desafiadoras. Nas séries finais do Fundamental I, ganha relevância o estudo mais aprofundado de temas de Ciências da Natureza e Ciências Sociais (História e Geografia). E ainda há aulas semanais de:

• Música;
  • Artes Visuais ou Cênicas;
  • EdTec (Educação Tecnológica);
  • Inglês;
  • Educação Ambiental;
  • Educação Física.

Avaliação no Fundamental I

É compreendida como um processo contínuo que permeia todo o percurso da aprendizagem. Os professores estão a todo momento avaliando as respostas e produções dos alunos para que, a partir delas, possam organizar o planejamento e adequá-lo às demandas e necessidades não só da turma, mas também de cada aluno.

No início de cada trimestre são compartilhados com os alunos e os pais os objetivos daquele período, e se elencam os conteúdos, as competências e as habilidades esperados.

A autoavaliação é um instrumento usado para a tomada de consciência do estudante sobre seus talentos e dificuldades, fornecendo um direcionamento de onde deve investir mais e gerando maior autonomia e compromisso.

Nas avaliações formais são atribuídos conceitos (A, B, C, D e E) e, através deles, também é registrado no boletim o desempenho do aluno durante todo o trimestre em cada área de conhecimento. A avaliação do aluno do Ensino Fundamental contempla também aspectos socioafetivos.

TurmasHorário
1º ao 5º ano7h30 / 12h30