Menu
Valores e princípios
Acreditamos que:
- Toda pessoa é capaz de pensar, estabelecer relações e aprender;
- O ensino deve provocar o desenvolvimento da inteligência e não apenas a aquisição de conhecimento;
- O ser humano aprende através da interação com outros sujeitos e com os objetos de conhecimento;
- A escola é espaço de formação integral do ser humano;
- A afetividade interfere nas relações escolares e é determinante para as mesmas;
- O aprendizado é mais efetivo quando produz sentido e parte de situações reais e instigantes;
- Uma escola deve desenvolver a autonomia intelectual e formar pessoas capazes de pensar por si próprias.
Esses princípios e valores geram implicações metodológicas e fundamentam a opção por uma escola construtivista e sociointeracionista em que se busque:
- Oferecer situações e experiências ricas e significativas;
- Promover um ambiente de discussão e debate;
- Compreender que a contribuição de cada um favorece a construção de saber do grupo;
- Cultivar o vínculo entre professor e aluno, gerando um espaço de confiança e afetividade;
- Estimular a experimentação, a construção de hipóteses, a argumentação e a capacidade de resolver problemas;
- Organizar os conteúdos estudados através de Projetos, possibilitando a interlocução e o diálogo entre as diversas áreas do saber.