Valores e princípios

Acreditamos que:

  • Toda pessoa é capaz de pensar, estabelecer relações e aprender;
  • O ensino deve provocar o desenvolvimento da inteligência e não apenas a aquisição de conhecimento;
  • O ser humano aprende através da interação com outros sujeitos e com os objetos de conhecimento;
  • A escola é espaço de formação integral do ser humano;
  • A afetividade interfere nas relações escolares e é determinante para as mesmas;
  • O aprendizado é mais efetivo quando produz sentido e parte de situações reais e instigantes;
  • Uma escola deve desenvolver a autonomia intelectual e formar pessoas capazes de pensar por si próprias.

Esses princípios e valores geram implicações metodológicas e fundamentam a opção por uma escola construtivista e sociointeracionista em que se busque:

  • Oferecer situações e experiências ricas e significativas;
  • Promover um ambiente de discussão e debate;
  • Compreender que a contribuição de cada um favorece a construção de saber do grupo;
  • Cultivar o vínculo entre professor e aluno, gerando um espaço de confiança e afetividade;
  • Estimular a experimentação, a construção de hipóteses, a argumentação e a capacidade de resolver problemas;
  • Organizar os conteúdos estudados através de Projetos, possibilitando a interlocução e o diálogo entre as diversas áreas do saber.