Desenvolvendo jovens críticos e criativos

A infância começa a ficar para trás. A realidade e os desafios batem à porta do aluno. Há uma mudança significativa em sua vida. E é por isso que nossos professores especialistas criam e recriam projetos que seguem despertando a curiosidade para que o vínculo com a aprendizagem seja mantido. Nosso olhar vai além dos muros da escola, e, juntos, refletimos sobre nós mesmos e as sociedades.

Discutimos aspectos culturais, socioeconômicos e ambientais do passado e do presente, projetando o futuro. Ou seja, ao longo de todo o Ensino Fundamental II, nossas práticas pedagógicas visam ao desenvolvimento do pensamento crítico e da autonomia moral do aluno. O norte ainda é a Pedagogia de Projetos e, a cada trimestre, um Projeto Integrado mobiliza os componentes curriculares para desenvolver as competências mais complexas do estudante.

Das 7h20 às 12h50, nossos alunos têm 4 tempos de aula, cada um com 75 minutos de duração, o que possibilita uma gestão eficiente da rotina escolar, incluindo a proposição de trabalhos cooperativos, a utilização de estratégias didáticas diversificadas, o ensino de procedimentos e a experimentação tecnológica.

Abaixo, segue a grade com os componentes curriculares de cada ano do Ensino Fundamental II:

Disciplina6º ano7º ano8º ano9º ano
Língua Portuguesaxxxx
Produção Textualxxxx
Artes Visuaisxxxx
Artes Cênicas (Teatro)  xx
Músicaxx  
Inglêsxxxx
Educação Físicaxxxx
Matemáticaxxxx
Ciências da Naturezaxxxx
Introdução à Física   x
Históriaxxxx
Geografiaxxxx
EdTec (Educação Tecnológica)xxxx
Projeto Corpo/Projeto Seivaxxxx

*O 9º ano possui uma carga horária ampliada em dois tempos semanais e permanece uma tarde na escola, uma vez que é um ano de transição entre os Ensinos Fundamental II e Médio

Nosso ano letivo é organizado em três trimestres e são utilizadas notas de zero a dez nas avaliações e nas médias trimestrais e anuais.

Em nossa proposta, além dos conteúdos regulares do currículo convencional, há grande preocupação com as competências e os procedimentos de estudo necessários para que os alunos se formem cidadãos reflexivos e possam seguir estudando com autonomia e capacitação. Dessa forma, nosso modelo avaliativo é bastante diversificado e contempla atividades individuais e colaborativas. Nele constam, por exemplo, avaliações formais, avaliações interdisciplinares, projetos integrados, avaliações de estudo, tarefas de casa, entre outros. No caso específico do 9º ano, um período importante de transição para o Ensino Médio, considera-se também o simulado como parte do processo avaliativo trimestral.

Acreditamos que a escola deve ser um espaço de promoção e prevenção da saúde psicológica. Por isso, a ação educativa global valoriza as competências sociais e emocionais, estimulando em crianças e adolescentes o autoconhecimento e a boa convivência em sociedade.

A atividade dos Psicólogos da Educação contribui para o desenvolvimento integral dos alunos, visando à qualidade de vida, ao fortalecimento para o enfrentamento dos desafios e das escolhas, à manutenção das relações interpessoais satisfatórias e ao reconhecimento da importância da colaboração para o bem estar social.

Além disso, o projeto da escola SAP inclui um programa para a sensibilização da Aprendizagem Socioemocional, incentivando a identificação dos sentimentos e a conexão destes com os acontecimentos do cotidiano.