Desenvolvendo jovens críticos e criativos
A infância começa a ficar para trás. A realidade e os desafios batem à porta do aluno. Há uma mudança significativa em sua vida. E é por isso que nossos professores especialistas criam e recriam projetos que seguem despertando a curiosidade para que o vínculo com a aprendizagem seja mantido. Nosso olhar vai além dos muros da escola, e, juntos, refletimos sobre nós mesmos e as sociedades.
Discutimos aspectos culturais, socioeconômicos e ambientais do passado e do presente, projetando o futuro. Ou seja, ao longo de todo o Ensino Fundamental II, nossas práticas pedagógicas visam ao desenvolvimento do pensamento crítico e da autonomia moral do aluno. O norte ainda é a Pedagogia de Projetos e, a cada trimestre, um Projeto Integrado mobiliza os componentes curriculares para desenvolver as competências mais complexas do estudante.
Das 7h20 às 12h50, nossos alunos têm 4 tempos de aula, cada um com 75 minutos de duração, o que possibilita uma gestão eficiente da rotina escolar, incluindo a proposição de trabalhos cooperativos, a utilização de estratégias didáticas diversificadas, o ensino de procedimentos e a experimentação tecnológica.
Abaixo, segue a grade com os componentes curriculares de cada ano do Ensino Fundamental II:
Disciplina | 6º ano | 7º ano | 8º ano | 9º ano |
---|---|---|---|---|
Língua Portuguesa | x | x | x | x |
Produção Textual | x | x | x | x |
Artes Visuais | x | x | x | x |
Artes Cênicas (Teatro) | x | x | ||
Música | x | x | ||
Inglês | x | x | x | x |
Educação Física | x | x | x | x |
Matemática | x | x | x | x |
Ciências da Natureza | x | x | x | x |
Introdução à Física | x | |||
História | x | x | x | x |
Geografia | x | x | x | x |
EdTec (Educação Tecnológica) | x | x | x | x |
Projeto Corpo/Projeto Seiva | x | x | x | x |
*O 9º ano possui uma carga horária ampliada em dois tempos semanais e permanece uma tarde na escola, uma vez que é um ano de transição entre os Ensinos Fundamental II e Médio
Nosso ano letivo é organizado em três trimestres e são utilizadas notas de zero a dez nas avaliações e nas médias trimestrais e anuais.
Em nossa proposta, além dos conteúdos regulares do currículo convencional, há grande preocupação com as competências e os procedimentos de estudo necessários para que os alunos se formem cidadãos reflexivos e possam seguir estudando com autonomia e capacitação. Dessa forma, nosso modelo avaliativo é bastante diversificado e contempla atividades individuais e colaborativas. Nele constam, por exemplo, avaliações formais, avaliações interdisciplinares, projetos integrados, avaliações de estudo, tarefas de casa, entre outros. No caso específico do 9º ano, um período importante de transição para o Ensino Médio, considera-se também o simulado como parte do processo avaliativo trimestral.
Acreditamos que a escola deve ser um espaço de promoção e prevenção da saúde psicológica. Por isso, a ação educativa global valoriza as competências sociais e emocionais, estimulando em crianças e adolescentes o autoconhecimento e a boa convivência em sociedade.
A atividade dos Psicólogos da Educação contribui para o desenvolvimento integral dos alunos, visando à qualidade de vida, ao fortalecimento para o enfrentamento dos desafios e das escolhas, à manutenção das relações interpessoais satisfatórias e ao reconhecimento da importância da colaboração para o bem estar social.
Além disso, o projeto da escola SAP inclui um programa para a sensibilização da Aprendizagem Socioemocional, incentivando a identificação dos sentimentos e a conexão destes com os acontecimentos do cotidiano.