Encaminhando os jovens para a vida adulta

O Ensino Médio traz diversos desafios ao jovem que, na etapa final da Educação Básica, está em uma fase de muitos questionamentos, buscando conhecer-se, definir seu projeto pessoal de vida e aproximar-se do mundo profissional.

É tarefa da escola orientar e acompanhar sua formação, permitindo que o estudante desenvolva sua autonomia na tomada de escolhas, solidifique seus valores para o exercício de uma cidadania responsável e, ao mesmo tempo, possua bases acadêmicas sólidas para o ingresso nas melhores universidades.

Um novo Ensino Médio

Atendendo ao novo formato estipulado pelo Ministério da Educação, este segmento é composto por disciplinas da formação geral básica (obrigatórias) e outras do itinerário formativo, que podem ser escolhidas pelo estudante de acordo com seus interesses. A formação geral básica é orientada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com objetivo de aprofundar e consolidar os conhecimentos construídos no Ensino Fundamental. Já as disciplinas do itinerário permitem um percurso singular e personalizado para os estudantes, respeitando suas escolhas pessoais, abordando os assuntos que eles mais têm interesse em estudar e propor soluções.

As aulas no Ensino Médio possuem 75 minutos e são distribuídas em cinco manhãs e três tardes (até 16h15) para um planejamento pedagógico eficiente.

Na parte da manhã, são oferecidas as disciplinas da formação geral básica: Língua e Produção Textual, Literatura Brasileira, Inglês, Educação Física, Matemática, Biologia, Química, Física, História, Geografia e Sociologia/Filosofia.

Já na parte da tarde, são contemplados os itinerários formativos, nos quais há a oferta de disciplinas semestrais em arranjos curriculares selecionados pelos alunos, em que podem aprofundar e ampliar o aprendizado nas seguintes áreas do conhecimento:

• Matemática ou Linguagens aplicadas, com disciplinas teóricas e de prática em tecnologia;

• Ciências Humanas ou Ciências da Natureza aplicadas, com disciplinas teóricas e de práticas de intervenção socioambiental.

Além disso, todos têm a possibilidade de cursar a disciplina “Projeto de Vida”, voltada para o autoconhecimento, a escolha profissional e a ampliação artístico-cultural. Finalmente, há a opção por uma disciplina eletiva de Língua Estrangeira.

O diferencial do Ensino Médio em relação ao Ensino Fundamental II é a divisão do ano em bimestres, com os estudantes realizando simulados periódicos na preparação para as diferentes provas de vestibular.

A Escola Sap firmou parceria com a empresa de consultoria educacional “Daqui pra fora” para orientar os estudantes e suas famílias com relação ao processo de ingresso nas universidades do exterior. Os estudantes interessados podem ter uma preparação adequada para este desafio através de palestras, aulas, simulados para  SAT/TOEFL e disciplinas que ajudam na composição do rigoroso currículo exigido pelas universidades estrangeiras.