Comunicação não violenta: importância do diálogo e mediação de conflitos

comunicação não violenta e a importância do diálogo

Viver em comunidade é viver falando. A convivência é sempre mediada pela palavra, uma vez que, por meio da comunicação não violenta, é possível elaborar uma compreensão conjunta de tudo que afeta a coletividade e cada um dos seus membros.

Sempre que nos colocamos a falar, transmitimos experiências, registros pessoais, vínculos e modelos relacionais. Quando nos encontramos diante de uma relação de diálogo, é comum nos depararmos com as mais diferentes formas de comunicação entre os sujeitos que pretendem expor, por exemplo, seus pontos de vista, ideias e convicções.

Para isso, faz-se necessário o exercício da escuta, o abrir-se, que significa, muitas vezes, renunciar a uma posição, e o deixar-se “afetar” pelo discurso do outro, produzindo novos sentidos.

Neste conteúdo, você irá entender melhor a importância do diálogo e da mediação de conflitos para a construção de uma comunicação não violenta. Continue a leitura e saiba mais:

1. O que é comunicação não violenta e qual a sua importância
  2. O que é mediação de conflitos e qual a sua importância
  3. A importância do diálogo para crianças e adolescentes
  4. Como a comunicação não violenta é trabalhada na escola SAP

O que é comunicação não violenta e qual a sua importância

A comunicação não violenta (CNV) representa habilidades de comunicação verbal, tanto escrita quanto falada, e não verbal, como gestos, expressões faciais ou corporais, imagens ou códigos, que buscam despertar compaixão e empatia ao se relacionar com outras pessoas.

Quando aprendemos a utilizar essa habilidade, nos conscientizamos ao falar e ouvir o outro. Em vez de responder inconscientemente, escutamos com atenção e analisamos a necessidade manifestada por trás daquela ação. Assim, conseguimos nos expressar de maneira clara, empática, honesta e respeitosa.

Esse exercício nos ensina a enxergar o mundo a partir da perspectiva da outra pessoa e compreender possíveis razões para suas atitudes. Vale lembrar que a essência da comunicação não verbal está na consciência e desenvolvimento de quatro processos, observação, sentimento, necessidade e pedido, e não apenas nas palavras que são ditas.

O que é mediação de conflitos e qual a sua importância

A mediação de conflitos é um processo voluntário que, por meio de um mediador, oferece a oportunidade e o espaço adequados para buscar uma solução que atenda a todas as pessoas envolvidas em uma situação de discordância.

Durante a mediação, os alunos têm a possibilidade de expor seus pensamentos de um modo cooperativo e construtivo, sempre acompanhados por um profissional que irá conduzir a conversa e orientá-los no desenvolvimento de uma solução consensual.

O objetivo da mediação de conflitos é guiar os alunos na realização de acordos, ensinando-os a construir um bom modelo de conduta, em que todos os envolvidos possam dialogar respeitosamente sobre seus interesses e necessidades.

A importância do diálogo para crianças e adolescentes

A escola possui um significativo papel de incentivo à comunicação. A escuta ativa é um processo fundamental para entender as crianças e os adolescentes, e o diálogo ajuda a estimular e fortalecer as interações essenciais para a vida.

Aqui na SAP, são realizadas diversas atividades estratégicas que têm o objetivo de construir um ambiente de relevância do que é dito, de respeito ao próximo e de autonomia e segurança para falar.

Dessa forma, o diálogo incentiva a reflexão e a necessidade de escuta e posicionamento diante de assuntos diversos, contribuindo para a resolução de problemas e para o desenvolvimento moral de crianças e jovens.

Como a comunicação não violenta é trabalhada na escola SAP

Com a intenção de promover cada vez mais uma relação saudável entre as crianças, os jovens, os professores e os funcionários da nossa escola, temos trabalhado com o tema Comunicação Não Violenta e Linguagem:  importância do diálogo e mediação de conflitos

• A comunicação pode ser transformadora de atitudes?
  • Identificar a necessidade do outro faz com que tenhamos mais clareza na transmissão da nossa intenção?
  • Como cuidar da linguagem, sabendo que ela tem poder de atingir?

Na prática, construímos estratégias que ajudam a desenvolver o diálogo e a negociação entre as partes. O processo é gradativo e é preciso treinar o nosso modo de falar, de responder e de receber, usando uma comunicação não agressiva e franca. Aprender a conciliar interesses e encontrar acordos pacíficos é de grande valor e permite com que todos se reconheçam e se respeitem.

Como exemplos, a Roda da Palavra, os debates e as mediações de conflito, presentes em nosso cotidiano, possibilitam o encontro, sendo possível a partilha das experiências, o aprimoramento da escuta, a expressão de opiniões e sentimentos, além de ser um exercício de cidadania e de interessante aproximação e vínculo grupal.

Quer saber mais sobre os nossos princípios metodológicos?