Família e escola: a importância de uma relação de parceria e confiança

família e escola

A relação da família com a escola nem sempre se desenvolve da forma desejada ou esperada. Por vezes, os pressupostos teóricos, a metodologia e os procedimentos só são verdadeiramente entendidos quando a criança já ingressou na instituição. Contudo, independentemente dos desafios que possam surgir, é inegável a importância de uma relação de parceria e confiança entre a família e a escola. Para que consigamos construir esse relacionamento, é importante refletir sobre:

1- Relação família e escola: qual a importância dessa parceria
2- A relação família e escola no processo de ensino e aprendizagem
3- Como estreitar os laços entre a família e a escola
4- Como a Escola SAP atua para aproximar as famílias

Relação família e escola: qual a importância dessa parceria

Uma das mais importantes funções da escola é a de preparar as novas gerações para a vida em sociedade. Esse processo de humanização inclui a necessária ampliação das relações familiares para a abertura e o contato com novas situações e vivências que favoreçam a relação com outros indivíduos, novas regras e novos hábitos.

A entrada da criança na escola propicia a construção de novas habilidades sociais a partir das diferentes interações com outros agentes. Assim, mediadas pela cultura, elas descobrem que as pessoas são diferentes e aprendem a negociar, a lidar com a frustração e a perceber que nem sempre seus desejos e necessidades serão atendidos.

Escola e família são dois sistemas que trabalham em prol da formação de crianças e jovens, por isso, o ideal é que comunguem de ideias e ideais semelhantes. Por vezes, os responsáveis desautorizam a escola. Quando isso acontece, os mais prejudicados são os alunos, que acabam desrespeitando as regras e as autoridades, o que reflete diretamente em seu desenvolvimento escolar e social.

Quer saber mais sobre a importância da relação entre a escola e a família?

Agende uma visita! Será um prazer te receber em nossa escola e tirar as suas dúvidas 🙂

A relação família e escola no processo de ensino e aprendizagem

Além das conquistas sociais, a entrada na escola traz inúmeras aquisições conceituais e novas aprendizagens, aproximando as crianças do conhecimento que a humanidade está produzindo durante a sua existência. Contudo, aprender não é um processo fácil, envolve renúncias, frustrações, persistência, envolvimento e disciplina.

Dessa forma, o aluno deve compreender que, para a aprendizagem, de fato, ser realizada, é fundamental se abrir para o novo, flexibilizando pontos de vista e permitindo interações com outras pessoas. Quando as famílias valorizam o conhecimento escolar, contribuem para o crescimento das crianças, e elas conseguem se desenvolver com mais facilidade.

Outro fator que influencia o processo de aprendizagem é a autonomia do aluno. Um dos objetivos da escola é fazer com que ele alcance uma autonomia intelectual, isto é, a capacidade de pensar por si próprio. Para isso, é necessário que haja uma “autorização” dos responsáveis, permitindo o crescimento de seus filhos e os estimulando nesse processo.

Acolher as contribuições das crianças e estimular que manifestem seus pensamentos são atitudes que a família deve ter para que elas desenvolvam a capacidade de pensar e aprendam a resolver problemas. Se nas situações da vida prática, as crianças se sentirem  autorizadas a se manifestar, possivelmente, se sentirão dessa mesma forma nas aprendizagens escolares.

Como estreitar os laços entre a família e a escola

Para que a escola e a família trabalhem juntas em prol do desenvolvimento do aluno, é necessário estreitar laços, construindo uma relação de confiança a partir de uma comunicação clara e sincera. Sendo assim, é fundamental que os responsáveis participem dos eventos escolares e acompanhem as propostas, os projetos e outras atividades do cotidiano.

Supervisionar a realização dos deveres de casa, ler os informes e circulares, participar das reuniões, perguntar sobre o dia a dia na escola, contribuir com as pesquisas e projetos, analisar os boletins e conversar com os professores são algumas das atitudes que aproximam as famílias e as ajudam a compreender a metodologia pedagógica, as intenções e os valores da instituição de ensino.

Como a Escola SAP atua para aproximar as famílias

Entendemos que a parceria entre a escola e a família é fundamental para o desenvolvimento dos alunos. Por isso, na SAP, buscamos nos aproximar dos responsáveis naturalmente e estamos abertos às diferentes formas de contato, seja por meio de mensagens enviadas pelos aplicativos, seja por meio das reuniões ou encontros de família.

Nossa equipe está sempre disposta a esclarecer dúvidas, trocar impressões e também receber eventuais sinalizações ou críticas. Entendemos que a escola cresce e pode melhorar sua atuação na medida em que consegue escutar as demandas. Embora nem todas possam ser atendidas, a escuta e o acolhimento são essenciais para que a relação se fortaleça.

A fim de incentivar, ainda mais, a aproximação das famílias, a SAP conta com um Conselho Comunitário em que os pais e colaboradores interessados podem participar, contribuindo, assim, para a construção de uma escola cooperativa, solidária e democrática.

Quer saber mais sobre a relação que cultivamos diariamente com as nossas famílias?