Itinerários formativos do Novo Ensino Médio: o que são e como funcionam

itinerários formativos

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional sofreu uma mudança com relação à estrutura do Ensino Médio. O principal ponto de atenção é a reorganização curricular, que, além de contemplar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), passa a exigir que as escolas ofereçam os itinerários formativos. Continue a leitura e saiba mais sobre o Novo Ensino Médio e os itinerários formativos.

1- O que são itinerários formativos?
2- Quais são os 5 itinerários formativos do Ensino Médio?
3- Quais são os eixos estruturantes dos itinerários formativos?
4- Quantos itinerários formativos a escola deve oferecer?
5- Quantos itinerários formativos o aluno pode escolher?
6- O Novo Ensino Médio e os itinerários formativos: como funcionam?


O que são itinerários formativos?

Com o objetivo de aproximar as escolas da realidade dos estudantes, que compreende novas demandas do mercado de trabalho atual, foram desenvolvidos os itinerários formativos. Essas disciplinas exploram, de uma outra forma, os conteúdos das áreas do conhecimento (Ciências da Natureza e suas tecnologias; Linguagens e suas tecnologias; Ciências Humanas e Sociais aplicadas; e Matemática e suas tecnologias) e da formação técnica e profissional.

Quais são os 5 itinerários formativos do Ensino Médio?

Os itinerários formativos propostos pelo MEC são estruturados a partir das áreas do conhecimento e da formação técnica e profissional:

Na SAP, oferecemos disciplinas das quatro áreas, e não de formação técnica, por entendermos que os nossos alunos, provavelmente, ingressarão em cursos superiores. Assim, essas disciplinas são pensadas com o objetivo de que eles possam desenvolver a autonomia da própria jornada educacional, se aproximando de áreas de seu interesse e se aprofundando em assuntos e temáticas da vida profissional.

Quer saber mais sobre o nosso itinerário formativo?

Quais são os eixos estruturantes dos itinerários formativos?

Os itinerários formativos são organizados com base em quatro eixos estruturantes. Esses eixos têm como propósito conectar experiências educacionais com a realidade atual, ajudando os estudantes a desenvolverem habilidades necessárias para uma formação integral. Confira abaixo os eixos estruturantes dos itinerários formativos do Ensino Médio:

  • Investigação científica: por meio de práticas e produções científicas, este eixo estruturante busca ampliar a capacidade de investigação e compreensão dos estudante.
  • Processos criativos: este eixo estruturante estimula os estudantes a participarem da criação de projetos com foco na criatividade, trabalhando as manifestações linguísticas, culturais e científicas.

  • Mediação e intervenção cultural: por meio de projetos de mobilização e intervenções culturais e ambientais, este eixo estruturante busca oferecer aos estudantes as habilidades necessárias para promover transformações na sociedade.

  • Empreendedorismo: este eixo estruturante incentiva os estudantes a desenvolverem projetos pessoais a partir da identificação, construção, aprimoramento e planejamento de uma ideia.

Quantos itinerários formativos a escola deve oferecer?

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, as escolas devem oferecer, pelo menos, dois itinerários formativos nas diferentes áreas do conhecimento (Ciências da Natureza e suas tecnologias; Linguagens e suas tecnologias; Ciências Humanas e Sociais aplicadas; e Matemática e suas tecnologias) e/ou na formação técnica e profissional.

Quantos itinerários formativos o aluno pode escolher?

Na Sap, o aluno constrói o seu itinerário, e nem sempre as disciplinas escolhidas têm que estar dentro da mesma área. A cada semestre, ele pode escolher disciplinas que são oferecidas à tarde e, assim, construir o seu currículo. Apesar de a escola ter o dever de ajudá-lo durante esse processo, ele deverá ser o responsável por essa decisão, levando em conta seus interesses e suas aspirações pessoais. Vale lembrar que, desde que cumpra a carga horária estabelecida por lei, o aluno poderá mudar de itinerário ao longo dos três anos de Ensino Médio. 

O Novo Ensino Médio e os itinerários formativos: como funcionam?

Atendendo ao novo formato estipulado pelo Ministério da Educação, o Novo Ensino Médio é composto por disciplinas da formação geral básica, que são as obrigatórias, e as do itinerário formativo, que podem ser escolhidas de acordo com os interesses dos estudantes.

Na SAP, a formação geral básica tem como objetivo aprofundar e consolidar os conhecimentos construídos durante o Ensino Fundamental. Já as disciplinas do itinerário formativo permitem um percurso personalizado para os estudantes, respeitando suas escolhas pessoais e abordando os assuntos que eles mais têm interesse em estudar.

As aulas no Ensino Médio têm 75 minutos e são distribuídas em cinco manhãs e três tardes. Na parte da manhã, são oferecidas as disciplinas da formação geral básica: Língua Portuguesa e Produção Textual, Literatura Brasileira, Inglês, Educação Física, Matemática, Biologia, Química, Física, História, Geografia e Sociologia/Filosofia.

Já na parte da tarde, são contemplados os itinerários formativos, nos quais há a oferta de disciplinas semestrais em arranjos curriculares selecionados pelos alunos, em que podem aprofundar e ampliar o aprendizado nas seguintes áreas do conhecimento:

  • Matemática ou Linguagens aplicadas, com disciplinas teóricas e de prática em tecnologia.
  • Ciências Humanas ou Ciências da Natureza aplicadas, com disciplinas teóricas e de práticas de intervenção socioambiental.

Além disso, todos têm a possibilidade de cursar a disciplina “Projeto de Vida”, voltada para o autoconhecimento, a escolha profissional e a ampliação artístico-cultural. Por fim, há a opção por uma disciplina eletiva de língua estrangeira.

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