Competências socioemocionais: o que são e como avaliar as habilidades 

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Hoje, cresce a compreensão de que habilidades socioemocionais são importantíssimas para a vida de qualquer pessoa, seja durante o percurso escolar ou na trajetória  profissional. Não é à toa que cada vez mais escolas passam a oferecer disciplinas socioemocionais. Mas você sabe o que são competências socioemocionais? Neste conteúdo, você vai descobrir:

  1. O que são competências socioemocionais;
  2. Por que as competências socioemocionais devem ser desenvolvidas na escola;
  3. Quais são as competências socioemocionais previstas na BNCC;
  4. O que é uma avaliação socioemocional;
  5. Qual o objetivo de uma avaliação socioemocional;
  6. Como as competências socioemocionais podem ser desenvolvidas em sala de aula;
  7. Projeto Seiva: como acontecem as atividades socioemocionais na Escola SAP;
  8. Como as competências socioemocionais são trabalhadas na Escola SAP

O que são competências socioemocionais

Alguma vez você já perdeu tempo remoendo um sentimento que não mudou nada em sua vida? Já passou por uma situação em que não conseguia compreender os motivos de uma pessoa para agir de determinada forma? Quase todo mundo já passou por episódios assim, mas poucas pessoas sabem que eles estão ligados às competências socioemocionais.

Competências socioemocionais são um grupo de capacidades que permitem a um indivíduo entender e lidar com seus sentimentos, além de também compreender e lidar com as emoções dos outros. São competências úteis tanto num contexto pessoal quanto social, presentes em pessoas que conseguem utilizar seus sentimentos para alcançar objetivos e manter um bom convívio com os outros ao redor.

Se você já identificou situações nas quais lhe faltou a capacidade de lidar com seus sentimentos ou com os dos outros, saiba que esse é um importante primeiro passo para resolver a questão! As competências socioemocionais podem ser ensinadas, aprendidas, trabalhadas e desenvolvidas, mas, primeiro, é preciso entendê-las!

Por que as competências socioemocionais devem ser desenvolvidas na escola 

Atualmente, cresce na educação o entendimento de que, além de transmitir conteúdo escolar, é papel de creches e escolas ajudar a desenvolver as competências socioemocionais dos alunos, pois são aspectos fundamentais para a formação da pessoa. Esse novo tipo de aprendizado é particularmente importante porque a saúde socioemocional é imprescindível para o bom desenvolvimento cognitivo dos estudantes: jovens seguros de si, que lidam bem com seus sentimentos e com as emoções dos outros têm maior chance de atingir um bom desenvolvimento acadêmico e intelectual.

É justamente por isso que as competências socioemocionais hoje integram a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), estabelecida em 2017 pelo Ministério da Educação com as diretrizes para currículos escolares e propostas pedagógicas na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio do país, tanto em instituições públicas quanto privadas. Sendo assim, todas as escolas passaram a incorporá-las em seus currículos desde de 2020.

Na Escola SAP também contamos com uma proposta de aprendizagem socioemocional! 

Quer saber como funciona?

Quais são as competências socioemocionais previstas na BNCC 

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular), estabelecida em 2017 com diretrizes para creches e escolas brasileiras, define as competências socioemocionais a partir da concepção da CASEL (Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning), uma organização internacional sem fins lucrativos composta por diversos pesquisadores, professores e demais profissionais da educação. Segundo a CASEL, as competências socioemocionais a serem trabalhadas nas escolas são:

  1. Autoconsciência

Muitas pessoas não conseguem lidar com seus sentimentos e desafios porque não os conhecem propriamente. A autoconsciência ou autoconhecimento é fundamental, pois permite identificar pontos fortes e dificuldades em si mesmo, que é o primeiro passo para uma boa relação com seus sentimentos.

  1. Autogestão  

Extremamente importante na realização de estudos e tarefas em geral, a autogestão permite que as pessoas controlem seu tempo e suas demandas com eficácia  e eficiência, estabelecendo prioridades e metas.

  1. Consciência social

Essa habilidade se relaciona com o exercício da empatia, a ação de se colocar na posição do outro, compreender seus sentimentos e respeitar a diversidade , portanto, fundamental para a convivência e a vida em grupo.

  1. Habilidades de relacionamento

Trata-se da capacidade de desenvolver e manter relacionamentos harmoniosos com grupos e indivíduos, sabendo colocar-se no lugar do outro, ouvir diferentes pontos de vista, se comunicando de forma direta e clara e cooperando para solucionar problemas, além de resistir e responder adequadamente a situações de conflito e bullying.

  1. Tomada de decisão responsável

Ligada à capacidade de realizar escolhas pessoais e interagir socialmente, respeitando as normas e os padrões éticos da sociedade, assim como as medidas de segurança e de autoproteção.

O que é uma avaliação socioemocional

Diferente das formas de avaliação tradicionais, em que questões são utilizadas para avaliar o conhecimento dos alunos, as avaliações socioemocionais exigem uma tomada de consciência e um processo de autoconhecimento por parte do estudante. Um dos principais objetivos desta avaliação é o de comprometer os alunos a uma mudança de atitude, sinalizando os pontos que necessitam de um maior investimento. Através da observação dos professores e de atividades de autoavaliação, as crianças e jovens traçam metas e redigem propósitos para a etapa seguinte de sua vida escolar. Assim sendo, ao final de cada trimestre ou bimestre, os estudantes e suas famílias têm como ter um feedback das conquistas e das dificuldades, o que auxilia o acompanhamento do processo de desenvolvimento sócio emocional.  

Qual o objetivo de uma avaliação socioemocional

Para que os professores possam entender, com clareza, em que estágio se encontram seus alunos no desenvolvimento das habilidades socioemocionais e também possam ajudá-los a se desenvolver neste aspecto, é fundamental que seja feita uma avaliação socioemocional. Por meio dessa avaliação, é possível compreender as especificidades de cada aluno, podendo, assim, oferecer oportunidades  para o fortalecimento das capacidades individuais que se manifestam nos modos de pensar, sentir e nos comportamentos ou atitudes para se relacionar consigo mesmo e com os outros, estabelecer objetivos, tomar decisões e enfrentar situações adversas ou novas.

Alunas da Escola SAP.

Como as competências socioemocionais podem ser desenvolvidas em sala de aula

Na Escola SAP, temos uma visão psicopedagógica do processo de aprendizagem, assim sendo, desenvolver as relações interpessoais e os valores atitudinais são aspectos fundamentais para a formação humana.

Nosso objetivo não é só formar alunos academicamente competentes, mas sim pessoas boas capazes de construir sua felicidade, contribuir para a vida social e interagir de forma harmoniosa com os outros, sabendo seus direitos e deveres como cidadãos. Uma escola que acredita no diálogo e na escuta e que ensina seus alunos a darem suas opiniões e a respeitarem as dos colegas, além de buscar uma participação ativa dos estudantes na construção coletiva do conhecimento. Para isso, o professor estabelece em sala de aula um espaço de interação, em que todos têm vez e voz. Ele (professor) assume o papel de mediador e orientador das atividades. Isso porque entendemos que cada indivíduo terá um percurso próprio no seu desenvolvimento socioemocional: trata-se de um trabalho íntimo e pessoal, que não pode ser realizado pelo outro, mas que pode ser direcionado e orientado.

Dessa forma, apesar dos alunos de uma mesma turma terem vivido situações semelhantes, desenvolvem-se de forma única e singular, de acordo com seu ritmo, características pessoais, bagagem familiar e outras questões contextuais que interferem diretamente nesse percurso. 

Projeto Seiva: como acontecem as atividades socioemocionais na Escola SAP

O Projeto Seiva busca compor um espaço de escuta e de fala em que os alunos possam expressar suas emoções e construírem sua identidade individual e coletiva. 

Na medida em que cada sujeito tem a oportunidade de receber um suporte necessário para manejar melhor seus sentimentos consigo e com o outro, se sente mais instrumentalizado para equacionar suas questões e construir sua  subjetividade.                

Durante o período da Educação Infantil, a criança atravessa diferentes etapas do seu desenvolvimento emocional e, portanto, vivencia um conjunto de experiências e sensações novas. Ao conviver com professores, funcionários e outros alunos, compartilha diversos sentimentos fundamentais e necessários para o seu processo maturacional. 

Nessa fase, ela está aprendendo a cooperar, respeitar, perceber o outro, ser tolerante, ser gentil. Sabemos que é um processo particular que requer tempo para ser construído e incorporado. A criança é pequena e ainda está adquirindo recursos suficientes para compreender suas emoções. Mas mesmo assim, toda e qualquer situação é uma oportunidade para desenvolver os aspectos socioafetivos. 

A intervenção dos professores e do setor de psicologia se faz através de atividades planejadas ou surgidas espontaneamente, a partir de demandas e questões que emergem no grupo. Situações como desrespeito, exclusões, desavenças e bullying são tratadas, tendo como recursos, histórias, vídeos, imagens e rodas de conversa que ajudam a disparar o tema e tratar o assunto.

Desse modo, o trabalho do Seiva segue durante todo o ensino fundamental,  através de ações e estratégias planejadas no cotidiano para ajudar os alunos a expressar sentimentos. Criamos um espaço de escuta e narratividade em que por meio de histórias, brincadeiras, conversas em roda e jogos, cada sujeito pode nomear seus medos, tristezas, raivas e alegrias, dando voz e sentido às emoções, de forma a manter a sua saúde mental. 

No Fundamental II, a proposta segue a mesma linha, buscando a prevenção da saúde mental e do bem-estar do clima escolar. Aborda, portanto, temáticas adequadas a cada fase do período da adolescência, em conexão com os Projetos Integrados entre as disciplinas, estimulando o autoconhecimento, a expressão dos sentimentos e das potencialidades, o enfrentamento dos desafios, a boa comunicação, a interação e a participação social crítica, respeitosa e ativa.

Dessa forma, todos os segmentos da escola trabalham em prol da formação integral dos alunos, buscando a construção de um ser humano ético, solidário e que seja capaz de agir socialmente de forma respeitosa e responsável.

Como as competências socioemocionais são trabalhadas na Escola SAP

A Escola SAP percebe uma necessidade cada vez maior de formar pessoas capazes de cooperar, de lidar com a frustração, que saibam defender pontos de vista e superar adversidades, que possuam empatia, conheçam a si mesmas e construam sua autoestima.

Entendendo a interdependência das áreas emocional e cognitiva, a SAP adotou uma abordagem psicopedagógica. Sob a supervisão e coordenação do seu setor interno de psicologia, ela apresenta atividades voltadas especialmente para o desenvolvimento dos aspectos emocionais e relacionais, acompanhando as conquistas e dificuldades de cada aluno. Assim, o processo de escolarização desenvolvido na SAP promove a formação de seres humanos mais felizes, seguros, éticos, solidários e fraternos.

Quer saber mais sobre a nossa proposta de aprendizagem socioemocional?

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