Leitura e escrita na educação infantil: o processo de alfabetização

leitura e escrita na educacao infantil

Na SAP, acreditamos que a criança, quando imersa em ambientes nos quais a leitura e a escrita têm uma função social, acaba por avançar e construir hipóteses sobre o funcionamento do código escrito.

Emília Ferreiro e Ana Teberosky, duas grandes estudiosas da área, realizaram uma vasta pesquisa na qual investigaram o desenvolvimento infantil frente à linguagem e construíram uma teoria, denominada psicogênese da leitura e da escrita.

Esse trabalho teve como objetivo identificar o estágio de desenvolvimento da criança em seu processo de compreensão da natureza da escrita. A “localização” da criança em uma determinada fase é necessária para orientar as ações pedagógicas que devem ser trabalhadas para o desenvolvimento do processo de alfabetização.

Dessa forma, esses estudos foram fundamentais para o planejamento do professor em relação aos aspectos que favorecem a compreensão da  leitura e escrita na Educação Infantil. Para que vocês possam entender melhor, descrevemos abaixo os estágios de construção da lecto-escrita:

Pré-silábico:

• Etapa 1

A criança tem traços típicos, como linhas e formas semelhantes a emes e zigue zags, tentando reproduzir os movimentos da letra cursiva. Ainda não é possível distinguir desenho e escrita em seus registros, apenas quem escreveu sabe o que significa.

• Etapa 2

A criança começa a grafar “pseudo-letras”, como E contendo vários traços, o P parecendo um pirulito.

• Etapa 3

Ao se apropriar das letras do nome, a criança passa a adquirir formas fixas de escrita, utilizando-as de maneira aleatória para escrever diversas palavras, sempre modificando a ordem em que aparecem.

• Etapa 4

Com o repertório de letras ampliado, a criança começa a escrever usando vários símbolos.

Silábico-quantitativo:

Pouco a pouco, a criança começa a refletir sobre os segmentos sonoros e passa a considerar que uma letra é suficiente para escrever uma sílaba. Assim, começa a relacionar a escrita à leitura.

Silábico-qualitativo:

Nesta etapa, além do segmento sonoro, a criança começa a estabelecer uma relação entre o grafema e o fonema, ou seja, começa a escrever escolhendo a letra que corresponde ao som que mais se destaca na pronúncia da sílaba.

Silábico-alfabético:

Neste nível, há um avanço qualitativo, a criança percebe que o som de algumas sílabas pode ser segmentado em mais de um som durante a leitura, o que faz com que use mais de uma letra para representar as sílabas. No entanto, nem sempre corresponde o grafema ao fonema e, por vezes, ainda considera apenas uma letra para grafar uma sílaba.

Alfabético:

Neste momento, ela já percebe a escrita como representação dos sons da fala e já utiliza sua escrita mais próxima à escrita convencional, ainda tendo como desafio dominar a ortografia correta das palavras.

No Pré II da Educação Infantil, que atende crianças de 5 e 6 anos, o nosso objetivo não é que o aluno chegue ao nível alfabético, mas que se aproprie do código escrito, perceba cada vez mais a função social da escrita e invista em seu processo de construção.

Aqui na SAP, nós incentivamos a leitura e a escrita através da experiência. Em nosso planejamento, realizamos diversas atividades, brincadeiras e jogos que ajudam as crianças a se conectarem, desde cedo, com o processo de alfabetização.

Entre em contato conosco para saber um pouco mais da nossa proposta pedagógica, será um prazer conversar com você 😊

Teresa Cristina Dorneles – Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil