Sociointeracionista: o que é a metodologia e por que é essencial

metodologia sociointeracionista

De acordo com o psicólogo bielo-russo Lev Semyonovich Vygotsky: “na ausência do outro, o homem não se constrói homem”. Para Vygotsky, um dos principais pensadores da Teoria Interacionista, o desenvolvimento intelectual é feito mediante a interação social, ao longo de um processo histórico, cultural e social.

1. O que é a Metodologia Interacionista
  2. Interacionismo: o que é a Teoria Interacionista de Lev Vygotsky e Piaget
  3. O que é uma Proposta Pedagógica Interacionista
  4. O Interacionismo na Escola SAP
  5. Quais as vantagens de uma Metodologia Sociointeracionista no ensino?
  6. Como funciona a Metodologia Sociointeracionista em sala de aula?

O que é a Metodologia Interacionista

A Metodologia Interacionista nasceu no início do século XX e prioriza a relação social e cultural da pessoa com o meio em que está inserida, estimulando uma aprendizagem ativa. Dessa forma, o conhecimento é obtido através da construção entre as diferentes culturas.

Interacionismo: o que é a Teoria Interacionista de Lev Vygotsky e Piaget

Os principais pensadores do Interacionismo são os psicólogos Lev Seminovitch Vygotsky e Jean Piaget. Entretanto, apesar de ambos partirem da  mesma concepção interacionista, há uma diferenciação entre suas compreensões.

Para Vygotsky, o conhecimento é o resultado das atividades cotidianas, de acordo com os hábitos sociais e culturais em que o indivíduo está inserido. Ou seja, a aprendizagem da criança se dá pelas interações com outras crianças de seu ambiente, que determinam o que por ela é internalizado.

Já para Piaget, “o conhecimento não pode ser concebido como algo predeterminado desde o nascimento (inatismo), nem como resultado do simples registro de percepções e informações (empirismo)”. Isto é, o conhecimento é uma construção que vai sendo elaborada desde a infância, passando pelos diferentes estágios de aquisição.

O que é uma Proposta Pedagógica Interacionista

A Proposta Pedagógica ou o Projeto Político Pedagógico é o planejamento elaborado para orientar as ações de uma escola, definindo as metas a serem alcançadas através do processo de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos.

A Proposta Pedagógica Sociointeracionista coloca o aluno no centro do próprio aprendizado. O objetivo dessa perspectiva é favorecer habilidades e competências além do acúmulo de conteúdo, estimulando o estudante a aprender a pensar, refletir e questionar.

O Interacionismo na Escola SAP

A Escola SAP – Escola Sociointeracionista de Aprendizagem por Projetos -, por meio dos princípios metodológicos do construtivismo, nasce com o seguinte propósito: ser um espaço de formação de crianças e jovens em que teoria, prática e vivência estão em sincronia, desenvolvendo a construção coletiva do conhecimento.

Na SAP, o ato de ensinar parte de situações que fomentam a participação ativa dos alunos. Assim, professores bem preparados e em constante reflexão são capazes de criar estratégias de ensino que despertam a curiosidade, a descoberta e a troca entre os alunos.

Quer saber como funciona o Interacionismo na Escola SAP?

Quais as vantagens de uma Metodologia Sociointeracionista no ensino?

Por desenvolver uma abordagem mais voltada à realidade de cada estudante, a Metodologia Sociointeracionista permite que os alunos compreendam os conteúdos abordados na escola de acordo com as suas próprias perspectivas culturais e sociais, refletindo sobre possibilidades de intervenção social a partir do conhecimento construído.

Para que você consiga ter uma melhor compreensão dessas vantagens, listamos abaixo os benefícios proporcionados pela Escola SAP, que segue a Metodologia Sociointeracionista:

• Oferece situações e experiências ricas e significativas.
  • Promove um ambiente de discussão e debate.
  • Compreende que a contribuição de cada um favorece a construção de saber do grupo.
  • Cultiva o vínculo entre professor e aluno, gerando um espaço de confiança e afetividade.
  • Estimula a experimentação, a construção de hipóteses, a argumentação e a capacidade de resolver problemas.
  • Organiza os conteúdos estudados através de Projetos, possibilitando a interlocução e o diálogo entre as diversas áreas do saber.

Como funciona a Metodologia Sociointeracionista em sala de aula?

A palavra que melhor responde a essa pergunta é interação, tanto dos professores com os alunos quanto de cada criança e jovem com a prática, aprendendo os conteúdos através da experiência. Na Escola SAP, por exemplo, são desenvolvidos alguns diferenciais que trabalham, ativamente, a Metodologia Sociointeracionista:

• Pedagogia de Projetos: são desenvolvidas propostas de atividades práticas, com estratégias de pesquisa, de busca e uso de diferentes fontes de informação, ordenação, análise, interpretação e representação, que buscam a participação efetiva do aluno.

• Aprendizagem Cooperativa: a interação com o outro amplia as estratégias de pensar do aluno, por isso, nas práticas cotidianas da Escola Sap, trabalha-se coletivamente, expandindo o raciocínio e confrontando os pontos de vista.

• Flexibilidade de Pensamento: desenvolve-se o raciocínio alternativo e a criatividade, trabalhando com a perspectiva de que, uma vez dominado um conhecimento, deve-se buscar soluções para os novos problemas e contextos, flexibilizando o pensamento.

• Aprender a Aprender: os professores apresentam situações-problema que desafiam a capacidade de raciocínio e de obter soluções, e, através da pesquisa, os alunos aprendem a aprender, confrontando fontes e dados, fazendo sínteses e sendo mais críticos.

Gostou do conteúdo? Não deixe de seguir o nosso Instagram para ficar por dentro dos nossos projetos! Caso queira tirar algumas dúvidas, entre em contato conosco pelo WhatsApp, será um prazer falar com você 🙂